A vacinação é um procedimento simples e muito importante para garantir a imunização coletiva da população contra diversas doenças. Para isso, basta se dirigir ao posto de saúde mais próximo com sua carteira de vacinação e receber sua dose. Mas e quem tem plano de saúde, pode realizar o procedimento fora da rede pública?
Embora o fornecimento de vacinas no Brasil seja feito por meio do Sistema Único de Saúde (SUS), em alguns casos os planos de saúde são obrigados a oferecer a vacinação.
Vacinas contra a dengue e a Onco BCG, por exemplo, são obrigatórias em coberturas de planos de saúde, segundo a Lei 9.656/98. Também é possível realizar a vacinação em clínicas particulares, porém o procedimento pode ser cobrado do paciente.
Alguns planos oferecem reembolso parcial ou com descontos para determinadas vacinas, mas o mais indicado é verificar quais os serviços um plano de saúde cobre antes da contratação.
Vacinação é realmente obrigatória?
Segundo a Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), a imunização por vacina não faz parte dos serviços e procedimentos obrigatórios de planos de saúde. Essa decisão fica por conta das operadoras, que podem escolher entre oferecer esse tipo de serviço ou não.
Aqui no Brasil, o SUS é responsável pela imunização da população. Ou seja, desde o planejamento até a execução de estratégias e programas de vacinação, tudo fica sob sua responsabilidade. Para a ANS, esse sistema de saúde centralizado é fundamental devido às particularidades de cada região do país, para garantir que a imunização da população seja feita de forma igualitária. Além disso, outros fatores como aquisição e importação de insumos tornam a estocagem para uso comercial ainda mais complexa.
De acordo com dados do Ministério da Saúde, anualmente são distribuídas mais de 300 milhões de doses de vacinas que ajudam a reduzir os casos e mortes decorrentes de doenças como sarampo, rubéola e tétano. Para saber como funciona a vacinação pelo SUS, acesse o calendário de vacinação no site do Ministério da Saúde.
Porém, em alguns casos o plano de saúde pode cobrir o valor da vacina, como quando há a contratação de cobertura adicional. Além disso, como já mencionado, a vacina contra Dengue, para pessoas em grupos de risco, e a OncoBCG, que é aplicada em recém-nascidos, são obrigatórias.
Onde e quando se vacinar?
Como explicamos, as vacinas são oferecidas pelo SUS em postos do sistema público. Também é possível se vacinar em clínicas particulares, porém, caso seu contrato com o plano de saúde não tenha cobertura para vacinação, haverá cobrança da aplicação.
Onde saber quais vacinas tomar antes de viajar?
Para quem pretende viajar, é importante ter o Certificado Internacional de Vacinação e Profilaxia (CIVP), já que alguns países determinam que os turistas tenham as vacinas em dia para que possam entrar. Dessa forma, os visitantes ficam protegidos contra doenças locais e também evitam transmitir doenças. Sem a CIVP atualizada, sua viagem pode ser cancelada pela própria companhia aérea.
Por isso, antes de viajar, verifique o site da Anvisa para saber quais vacinas você deve tomar.